Mimetismo

MIMETISMO é o nome que se dá ao fato de que algumas espécies de animais são semelhantes a outras, seja na forma do corpo, na coloração, no cheiro, no comportamento ou até mesmo na emissão de som.

besouro_mimetismo
Besouro

Na primeira foto podemos ver um besouro que se parece com vespas, cuja coloração amarela e preta é um sinal de advertência aos predadores. Na foto seguinte uma vespa com padrão igualmente amarelo e preto.

vespa_mimetismo
Vespa

CAMUFLAGEM ocorre quando o animal se disfarça por apresentar coloração e formas semelhante ao meio onde vive.

camuflagem_1
Borboleta senta-pau (Hamadryas sp.)
Camuflada em tronco de arbusto.  

camuflagem_2
Louva-a-deus camuflado na pedra. Note que ele está completamente exposto na pedra, não está escondido sobre nada, apenas em sua camuflagem.

Muitas pessoas já ouviram falar nos termos MIMETISMO e CAMUFLAGEM e os entende em algum grau.

Mas você já parou para pensar que eles não existiram sempre?
As primeiras pessoas a pensarem nesses conceitos são Fritz Müller (naturalista alemão que viveu em Santa Catarinha) e Henry W. Bates (naturalista inglês que viveu no Brasil).

Foi assim:
Com a ideia que acaba de surgir da Evolução dos organismos vivos os cientistas começam a buscar teorias de como esse fenômeno poderia acontecer. É então que Charles Darwin publica a Teoria da Seleção Natural com grande impacto na sociedade. Naturalistas que acreditavam na evolução buscaram demonstrar como as consequências da seleção natural podem ser observadas nos organismos vivos. Então observando os insetos, mais especificamente as borboletas, Fritz Müler e Henry Bates desenvolveram a ideia de mimetismo.

O fingimento como prova
Muitos predadores memorizam características de suas presas, por exemplo, as aves memorizam as cores, para elas, organismos que não devem ser comidos e que possuem o mesmo padrão de cor serão evitados.

O desdobramento dessa constatação é que os animais que são evitados por predadores têm mais chances de sobreviver e então deixam mais descendentes, e assim a/as espécie vai se mantendo (sendo selecionada pelo ambiente) ao longo do tempo, enquanto outras perecem.

MIMETISMO é o nome que se dá ao fato de que algumas espécies de animais são semelhantes a outras, seja na forma do corpo, na coloração, no cheiro, no comportamento ou até mesmo na emissão de som.